Trabalhador conta com novo simulador de aposentadoria

em .

O trabalhador que quiser saber quanto tempo falta para se aposentar agora pode recorrer ao portal de serviço do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), o Meu INSS (www.meuinss.gov.br), para fazer uma simulação.
Para utilizar o serviço, o trabalhador precisa se cadastrar. Ao acessar o simulador, o segurado verá todos os períodos de trabalho reconhecidos no cadastro do INSS, sem ter a necessidade de informar a data de entrada e de saída de cada emprego que teve, pois o sistema puxa automaticamente os dados do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Assim, o trabalhador poderá se antecipar e correr atrás para comprovar os recolhimentos que não aparecerem no sistema, pois os dados do simulador são muito próximos dos que serão usados pelo INSS na concessão de aposentadoria.
Além de calcular o tempo de contribuição e a idade do segurado, a ferramenta também mostra quanto falta para a aposentadoria com desconto do fator previdenciário e pela regra 85/95 para ter direito ao benefício integral. Nesse último caso, o sistema ainda não está preparado para calcular automaticamente a progressividade. Vale lembrar que, a partir de 31 de dezembro de 2018, a regra passa para 86/96. A partir daí, a cada dois anos sobe um ponto até chegar a 90/100 em 31 de dezembro de 2016 em diante. Isso se não houver uma reforma antes.
 

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa