Maio Lilás estimula debate sobre liberdade sindical e efeitos da reforma

em .

O MPT (Ministério Público do Trabalho) lançou nesta segunda, dia 7, a campanha “Maio Lilás” com o objetivo de alertar para a importância da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores nas ações do seu sindicato em defesa dos direitos trabalhistas.
Fazem parte das atividades da campanha o site www.reformadaclt.com.br, uma revista em quadrinho sobre sindicatos e um vídeo sobre a reforma trabalhista (lei 13.467/2017).
O site é voltado tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores ao abordar em vídeos, áudios, artigos e estudos o que mudou na CLT com a reforma trabalhista; opinião de especialistas e autoridades sobre pontos polêmicos da lei 13.467; impacto da reforma na Previdência Social, entre tantos outros temas.
“A discussão da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores nos seus sindicatos ganha relevância este ano, em especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da Lei 13.467”, diz o procurador do MPT e coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical, João Hilário Valentim.
O “Maio Lilás” foi criado pelo MPT em 2017 no auge da efervescência dos protestos do movimento sindical contra as reformas trabalhista e previdenciária, que estavam em tramitação na Câmara dos Deputados. A cor lilás foi escolhida em homenagem às 129 trabalhadoras que foram trancadas e queimadas em uma fábrica de tecidos em Nova York (EUA), enquanto protestavam para reivindicar melhores condições de trabalho. Isso ocorreu em 8 de março de 1857.
 
 

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa