Outubro Rosa: prevenção é a melhor aliada das mulheres

em .

As mulheres devem fazer autoexame das mamas todos os meses, independentemente da idade. Além de se submeterem a exames de rotina conforme orientação médica. A recomendação é de Denise Cano, que se tornou voluntária da Associação Viva Melhor após ela mesma enfrentar câncer de mama três vezes.
Para as mulheres que já entraram na menopausa ela dá uma dica: marquem um dia do mês para não se esquecer de fazer o autoexame. Pode ser o dia do aniversário. Se nasceu num dia 13, por exemplo, ela deve se apalpar todo dia 13. De preferência com as mãos molhadas, durante o banho.
Caso note qualquer alteração nas mamas como bico do seio para dentro, alguma secreção, tumor, deve procurar um médico o mais rápido possível. Foi assim, notando uma alteração durante o autoexame, que Denise detectou o câncer de mama três vezes, sendo a primeira aos 33 anos, em 1991. “Como dizem, quem procura acha, e quem acha cura”, afirma Denise.
RECUPERAÇÃO DA AUTOESTIMA. A Associação Viva Melhor foi fundada há 20 anos, em Santo André, por duas amigas que tiveram câncer de mama. Contando com a colaboração de voluntárias, desde 19 de maio de 1999 a entidade fornece próteses, perucas, lenços e, acima de tudo, dá muito carinho às mulheres que buscam ajuda, o que contribui na recuperação da autoestima. Em 2018, a Viva Melhor forneceu 734 próteses e fez 319 novos atendimentos.
Para se manter, a Associação Viva Melhor conta com doações de mechas de cabelo para a confecção de perucas a dinheiro e realiza, anualmente, um chá bingo no Clube 1º de Maio e uma caminhada, sendo a próxima no dia 27 de outubro, domingo, com a concentração no Paço Municipal, às 8h, saindo às 9h rumo ao Parque Prefeito Celso Daniel. As doações podem ser depositadas no Banco do Brasil, agência 1852-X, c/c 6944-2.
Mais informações: facebook: /grupovivamelhor
Site: www.grupovivamelhor.org.br

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa