Departamento da Mulher

Escrito por Jornalista: Marina Takiishi em .

As mulheres representam hoje, pelo menos, 13% da categoria metalúrgica em Santo André e Mauá, com tendência para aumentar essa participação, exigindo uma abordagem diferenciada para tratar de questões típicas como licença-maternidade, amamentação, discriminação salarial, assédio moral e sexual. Além de centralizar as demandas das trabalhadoras, o Departamento da Mulher organiza eventos no Sindicato para colocar em discussão esses temas e participa de movimentos que empunham as bandeiras de luta das mulheres.

Mais escolarizada, a mão de obra feminina avança em postos de comando e em funções que exigem especialização, porém, a desigualdade salarial persiste na comparação com a remuneração dos homens. Segundo pesquisa do Dieese/Seade, em 2011, o rendimento médio das mulheres correspondia a 76,7% ao dos homens.

É nesse contexto que o Departamento da Mulher luta pelo fim da discriminação salarial, profissional e sindical, exigindo melhores condições de trabalho, e pela adoção de políticas públicas que garantam direitos sociais para a população feminina.

O Departamento ocupa-se também em oferecer às mulheres momentos de lazer e de integração em eventos comemorativos, atividades que valorizam a vaidade feminina e cursos que podem render um ganho extra.

Coordenadora: Denise Moreira

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa