O Presidente

Escrito por Presidente Cícero Martinha em .


CÍCERO FIRMINO DA SILVA - conhecido como Cícero Martinha, é casado, tem dois filhos e é avô de três netas. Começou sua atuação como metalúrgico e militante em 1975. A primeira empresa onde trabalhou foi a Molins do Brasil Máquinas Automáticas, empresa inglesa, localizada em São Bernardo do Campo e que, posteriormente, mudou-se para a cidade de Mauá.

Em maio de 1978, quando da explosão das primeira greves no grande ABC, por melhores condições de trabalho e salários, Martinha teve seu batismo de fogo, participando da sua primeira greve na Molins. Outras empresas de porte na região também foram paralisadas, como: Scania, Philips, Otis... Os metalúrgicos conquistaram 20% de antecipação salarial.

Em 1979, esteve na linha de frente da organização da grande greve da categoria, que se sustentou por duas semanas, em conjunto com os trabalhadores de São Bernardo do Campo. Nessa oportunidade, foi escolhido pelo Sindicato para a Comissão de Fábrica, com a participação muito grande dos trabalhadores da Molins, embora a empresa não tenha se negado a legalizar a comissão, foi um grande passo da categoria.

Depois da Molins, Cícero Martinha trabalhou na Eluma, na Proton, até que em 1982, passou a fazer parte da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Foi administrador da Colônia de Férias por três anos. Em 1985, foi eleito para a primeira secretaria da entidade, ficando no cargo até 1988. De 1988 até 1991, assumiu a secretário geral.

Em 1991, com a saída de João Avamileno da presidência do Sindicato para se candidatar a vereador, Cícero Martinha assumiu, pela primeira vez, a presidência. Em 1993, ocorreu a unificação com o Sindicato de São Bernardo, que não prosperou. Três anos depois, Martinha liderou o movimento de retomada do Sindicato de Santo André e Mauá. Ocupou o cargo de diretor administrativo até 1999, quando foi eleito pela categoria para voltar à presidência do Sindicato, função que exerce até hoje.

Martinha também é presidente da Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Santo André e região, Diretor Executivo da Força Sindical Nacional, Diretor da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Segundo Secretário do PDT de Santo André, Presidente da Comissão Sindical do PDT do Estado de São Paulo.

Nas eleições municipais de 2008, Cícero Martinha concorreu como vice-prefeito, pelo PDT, na chapa do candidato a prefeito Vanderlei Siraque do PT.

Naquela oportunidade, no contato direto com trabalhadores e organizações sociais, Cícero Martinha percebeu o quanto poderia contribuir para as mobilizações sociais, agregando sua experiência de sindicalista às lutas cotidianas dos cidadãos e cidadãs por melhores condições de vida nos bairros e nas cidades do Grande ABC.

Descobriu a importância de mobilizar não apenas o trabalhador metalúrgico – unilateralmente – como já fazia há quase 30 anos, mas criar também organizações com capacidade e disposição de dialogar e somar expectativas dos demais setores economia, motivando a participação de trabalhadores, empresários e governos em todos os níveis (municipais, estadual e federal) para recuperar e garantir crescimento econômico, com pleno emprego para o Grande ABC e estimular iniciativas e propostas a favor do Brasil.

Especialmente, nestas épocas de crise em que, além da mobilização, é importante congregar todos os espíritos cívicos na busca de saídas que sensibilizem todos os setores econômicos – empresas, governos, organizações não governamentais, escolas e, até mesmo, entidades religiosas.

Mais do que nunca, Cícero Martinha está preparado para os grandes desafios que o Brasil está exigindo de cada um de seus cidadãos, principalmente, neste momento em que as saídas para a crise exige dedicação, patriotismo e criatividade.

 

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa