Campanha Salarial entra na fase decisiva

em .

Na próxima sexta-feira, dia 6, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de outubro, fechando a inflação de 12 meses a partir de novembro de 2019. A expectativa é de que o índice virá bem alto, como foi em setembro, porque os preços dos alimentos continuam subindo muito.

 

Com o INPC de setembro de 0,87%, o acumulado desde novembro de 2019 está em 3,85%, mas para o trabalhador o impacto da inflação é bem mais alto devido ao peso dos alimentos essenciais como arroz, feijão, carnes, óleo de soja, tomate etc. Já faz tempo que a cada ida ao supermercado as famílias dos trabalhadores levam menos produtos para casa gastando muito mais.

 

Alguns exemplos de alimentos essenciais que subiram bastante neste ano: carnes (4,83%), óleo de soja (22,34%), arroz (18,48%), tomate (14,25%) e leite longa vida (4,26%).

 

Negociações decisivas com sindicatos patronais

 

Com o INPC fechado ainda nesta semana, as negociações com os sindicatos patronais entram na reta final. Após mais uma reunião nesta terça-feira, dia 3, a próxima rodada de negociação da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo com o Sindipeças será na segunda-feira, dia 9.

 

Nesta quarta-feira, dia 4, teve a primeira negociação com o Sindimaq, grupo patronal que reúne a indústria de máquinas. A próxima reunião deve ocorrer no dia 10 de novembro, terça-feira.

 

A Federação coordena a Campanha Salarial 2020 unificada de 53 sindicatos da categoria com data-base em 1⁰ de novembro. O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá é representado pelo presidente em exercício Adilson Torres, Sapão.

 

Garantir a renovação das cláusulas sociais nas negociações diretas 

 

Como tem sido nos últimos anos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá vai enviar pautas às empresas cujos sindicatos patronais se negam a negociar com a Federação, a exemplo do Sindicel e Grupo 10. No caso do Sindicel, são empresas como Paranapanema, Hydro Extrusion e Novelis.

 

Nas negociações diretas com as empresas, além de discutir o reajuste salarial, a renovação das cláusulas sociais da convenção coletiva do trabalho será fundamental para garantir aos trabalhadores os direitos conquistados pela categoria ao longo do tempo com muita luta.

 

 

Então, companheiros, mantenham-se mobilizados em torno do seu Sindicato. A luta para os trabalhadores dos setores sem negociação só está começando.

Juntos somos mais fortes!

Não fique só. Fique sócio!

Cícero Firmino (Martinha)
Presidente licenciado do Sibdicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Adilson Torres (Sapão)
Presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Fale Conosco

  • Sede Santo André
    Rua Gertrudes de Lima, 202 - Centro - Santo André
    Telefone: (11) 4993-8999 - Veja o Mapa

  • Sede Mauá
    Avenida Capitão João, 360 - Matriz - Mauá
    Telefone: (11) 4555-5500 - Veja o Mapa